quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Encarnação

Resumo da Obra de José de Alencar

Amália bonita moça de dezoito anos, corada como a aurora e loura como o sol, lábios vermelhos, olhos de topázio, querida dos pais, toca piano, canta, gosta de festas. Cortejada pelos melhores moços que não leva a sério. Morava com seu pai o Sr. Veiga e sua mãe D. Felícia.
Carlos Hermano de Aguiar era vizinho dessa família, tinha 30 anos e era viúvo, fora casado com Julieta, filha de coronel reformado, morena alva, cabelos negros, muito atraente. Após sua morte torna-se uma pessoa reservada, mantêm as portas sempre fechadas, vai á cidade poucas vezes, a excentricidade atrai a bisbilhotice e maledicência. Cultua a memória da esposa com quem foi muito feliz. Ela morrera vítima de um aborto.
Abreu era pai de criação de Julieta, homem de confiança de Hermano, após a morte de Julieta, ajuda o patrão a manter viva a sua memória.
Após a morte de Julieta, Dr. Henrique Teixeira médico oftalmologista recém chegado da Europa, amigo de infância de Hermano, leva-o para Paris como forma de ajudá-lo a esquecer. Mas não adianta.
O Sr. Veiga busca uma aproximação com o jovem médico para saber mais da vida do vizinho, um bom partido, e do seu equilíbrio emocional.
Amália aproveita, também, para saber mais do vizinho e o pai supõe um namoro da filha com o médico.
O tempo passa, Amália começa a sentir atração por Hermano mas acha que este deve permanecer fiel à sua falecida esposa.
Amália, desde os nove anos bisbilhotando a vida do casal, agora com 18 anos vê silhuetas de mulher na casa. Supõe uma traição de Hermano à memória da esposa e se decepciona.
Estando muito triste pela traição de Hermano, começa a tocar piano, e ao se aproximar da janela para fechar as cortinas vê Hermano parado a escutá-la “pela primeira vez o olhar doce, profundo e exuberante desse homem encontrou o seu; e subjugou-a.” Irritada bateu a janela.
A partir daí tornou-se pensativa e distante, preocupada D. Felícia resolve viajar com a família para Petrópolis. No inicio ela melhora, mas logo volta a ficar triste e com saudades de casa. Voltam planejando viajar à Europa.
Com o tempo procura chamar sua atenção usando todos os seus dotes e, principalmente, a sua bela voz que era, também, um dom de Julieta muito admirado pelo marido.
Hermano é tocado e se aproxima de Amália usando o, agora amigo comum, Dr. Teixeira. Os dois se entendem. Ele a visita diversas vezes e numa dessas visitas fica sabendo que ela viajará para a Europa pede-a em casamento, e vai falar com seu pai sobre isso, mas chegando lá desiste.
Amália fica triste e alguns dias depois Hermano se aproxima dela e pede desculpas pelo que fez, explicando que não podia ficar com ela porque ainda não esquecera sua esposa. Ela concorda e se despede dele. Decide então viajar logo a Europa e assim esquecê-lo.
Hermano envia uma carta pedindo-a em casamento. Ela pensa alguns dias e decide aceitar sobre a condição de poder desistir a qualquer momento se notasse nele algum arrependimento.
A casa de Hermano é reformada e decorada para receber a noiva. Os aposentos da ex-esposa, porém, são conservados intactos e sempre fechados, por determinação de Hermano.
O casamento acontece e é marcado pelos mal-entendidos e dúvidas levantadas, há tempos, por Amália, o que impede a sua realização de fato. Certa vez caminhando pelo jardim ele a impede de sentar no banco onde outrora havia sentado Julieta, isso a entristece muito.
Passados quinze dias do casamento ela estava triste pois ainda não recebera nenhuma caricia do marido.
Abreu que desde a morte de Julieta mandava nos criados da casa, não gostava da presença de Amália, e sempre que ela mandava mudar algum objeto de lugar os empregados faziam e no dia seguinte desfaziam sob as ordens de Abreu.
Hermano beija Amália mas de repente fica pálido e pede perdão, Amália percebe que o perdão é dirigido a Julieta. Ela decide separar-se, conversam e ele se desculpa, decide matar-se para não manchar a reputação dela. Amália o faz prometer que não se matará e desiste de separar-se.
Decide então assumir suas responsabilidades domésticas.
Amélia, desobedecendo ordem de Hermano, pega a chave dos aposentos de Julieta e, então, tudo se esclarece, a mulher que ela vira meses atrás naquele quarto e que achara ser amante de Hermano, era na verdade uma estatua de cera, que apesar das semelhanças, não era Julieta. Ela percebe que não foi Julieta que ele amou e sim um ideal de mulher que ele imaginou.
Diz a Hermano que não sente ciúmes de Julieta e eles passam a conversar sobre ela, Amália aprende tudo sobre ela.
Amália passou a se parecer muito com Julieta, Abreu via nela a imagem de sua filha adotiva e se afeiçoou a ela.
Mas isso ao mesmo tempo que fascinava Hermano o assustava. Eles vão a um baile e ele consegue voltar pra casa sozinho, provoca um incêndio para morrer e deixar livre Amália, ela percebe e vai salvá-lo. Ele tem alucinações com Julieta que lhe diz que ela e Amália são uma só. Amália beija Hermano e consegue tirá-lo da casa em chamas.
Viajam para Europa. Cinco anos depois voltam. Eles tem uma filha. A menina apresenta traços de Amália e, também, traços da ex-esposa, Julieta, que não seriam geneticamente explicáveis.
“Outrora o passado surgia com tanto vigor na vida desse homem que anulava o presente. Agora era o presente que reagia de modo a substituir-se ao passado. Hermano não se lembrava de ter amado nunca outra mulher senão a sua Amália; e identificava tão completamente as duas esposas, que Julieta já não era para ele senão um primeiro nome daquela a quem se unira para sempre.”

Nenhum comentário: