quinta-feira, 15 de maio de 2008

Diva

Resumo

José de Alencar


Aos quatorze anos Emília era feia, tinha já altura de mulher em talhe de criança e uma excessiva magreza. “A óssea estrutura do talhe tinha nas espáduas, no peito e nos cotovelos, agudas saliências, que davam ao corpo uma aspereza hirta. Era uma boneca, desconjuntada amiúdo pelo gesto ao mesmo tempo brusco e tímido”.“A testa era comprimida sob as pastas batidas do cabelo, que repuxavam duas tranças compridas e espessas. Restava apenas uma nesga de fisionomia para os olhos, o nariz e a boca. Esta rasgava a maxila de uma orelha à outra. O nariz romano seria bonito em outro semblante mais regular. Os olhos negros e desmedidamente grandes afundavam na penumbra do sobrolho sempre carregado, como buracos, pelas órbitas.”
Um dia Emilia adoece e o Sr. Duarte seu pai manda chamar um médico. Dr. Augusto é chamado para atendê-la, ao encostar o ouvido em seu peito para escutar-lhe o coração, ela acorda e fica indignada com seu atrevimento. Seu pai, um viúvo muito rico que ama sua família, tenta convencê-la a permitir o exame, mas ela recusa, pois é extremamente mimada e habituada a ter todas suas vontades satisfeitas. Ela está com pneumonia, Dr. Augusto se aproveita dos momentos em que ela dorme para escutar-lhe o pulso, e consegue após muita luta salvar-lhe a vida. Não aceita ser pago por isso, ficando o Sr. Duarte em dívida com ele.
Ele viaja para a Europa e retorna alguns anos depois, vai visitar o Sr. Duarte, encontra Emilia e fica deslumbrado com sua transformação. Ela tinha agora dezessete anos, era alta e esbelta. “Não era alva, também não era morena. Tinha sua tez a cor das pétalas da magnólia, quando vão desfalecendo ao beijo do sol”. Fica impressionado com tanta beleza, ao cumprimentá-la ela o destrata, ele acha que ela não se lembra quem é ele.
Encontram-se num baile ele a convida para dançar, ela recusa e logo em seguida aceita o convite de outro rapaz, Augusto sente-se humilhado. Todas as vezes que se encontravam, ela o tratava mal, se esquivava de seus cumprimentos.
D. Leocádia tia de Emilia, conta todo o zelo com que o Dr. Augusto havia cuidado dela e da dívida de gratidão que devem ter.
É convidado para jantar em sua casa. Ela se desculpa por tê-lo tratado tão mal todo esse tempo, e confessa que sempre teve gratidão por ele.
Encontram-se num baile, dançam e conversam. Ele percebe que a ama e decide comprar uma chácara próximo a casa dela para poder vê-la mais vezes.
Augusto se declara, Emília diz não o amar. Depois disso começa a evitá-lo. Em um baile ele presencia vários homens se declarando pra ela e fica enciumado, encontram-se e ele pergunta se ela ama algum daqueles homens, ela diz que não e ele pede para que não permita mais que eles se declarem, ela se recusa. Ele decide se afastar dela. Passado algum tempo ela decide se afastar dos seus pretendentes e dedicar-se só a ele deixando-o muito feliz por dois meses.
Ela começa a mostrar tédio, quando ele chega a casa dela ela está de saída e trata-o com desdém dizendo que vai ao teatro, ele teme perdê-la novamente para o mundo e diante da frieza de seu tratamento Augusto renega seu amor por ela. Ele vai embora acreditando ter deixado de amar Emilia.
Encontram-se em um jantar e ela o provoca, ele aperta o braço dela ate deixar roxo, dizendo ser homem de brio.
Após alguns outros encontros e mútuas ofensas, ele diz que nunca a amou e sim teve interesse em seu dote pois o sr Duarte era milionário e portanto lhe daria um dote de um milhão. Com essa confissão ele espera conseguir humilhá-la, mas ao invés disso ela não acredita e afirma que ele a ama e que ela nunca irá amá-lo. Ele se revolta, confessa seu amor, mas diz ser um amor cheio de ódio, tenta beijá-la e bate em seu rosto. Ele segurou fortemente seu pulso machucando-a ela se ajoelha com a dor, ele a solta e vai embora, de joelhos e chorando ela pede perdão e declara que o ama. Ele foge.
No dia seguinte recebe uma carta de Emília declarando todo seu amor. Augusto vai ao seu encontro e ela repete inúmeras vezes que o ama, ele aceita que ainda ama Emilia e se casam.

Nenhum comentário: